Saiba mais: Hérnia de Disco


A coluna vertebral é uma estrutura de sustentação do organismo humano, capaz de suportar cargas devido a sua arquitetura de curvas, discos e articulações.

Coluna vertebral e suas curvas. Fonte Netter.

Coluna vertebral e suas curvas. Fonte Netter.

Entre as vértebras existem discos cartilaginosos, capazes de “amortecer” as cargas impostas à coluna. São chamados, discos vertebrais, desenvolvidos em maior ou menos espessura ao longo da coluna, seguindo o tamanho dos corpos vertebrais. Esses discos, apresentam um anel fibroso que circunda uma região mais gelatinosa, denominada núcleo pulposo.

Coluna lombar e discos intervertebrais. Fonte Netter

Coluna lombar e discos intervertebrais. Fonte Netter

A Hérnia de disco, muito conhecida dentre as pessoas que apresentam dores na coluna lombar ou cervical, caracteriza-se por uma projeção do núcleo pulposo para além das margens do anel fibroso, que é mais fino em sua região posterior. Sendo assim, pressões impostas à coluna, são capazes de contribuir para que a hérnia de disco seja formada. Dependendo do grau desse deslocamento, o material herniado, poderá atingir a raiz nervosa, provocando sintomas como dor, sensação de formigamento e fraqueza muscular.

A extensão do sintoma também é importante, uma vez que a dor pode estar localizada apenas na coluna lombar, ou irradiar para um ou ambos os membros inferiores. Ainda é importante considerar que quanto mais distante o sintoma, mais comprometido o paciente.

Captura de tela 2015-06-01 22.26.29

Hérnia de Disco Lombar. Fonte: OrthoInfo

Estudos recentes sugerem que estudos transversais avaliando exames de imagem no diagnóstico de alterações no disco vertebral, têm baixa especificidade, pois foi encontrado número razoável de achados patológicos em população assintomática, ou seja, no exame de imagem, o indivíduo apresentava grande comprometimento da coluna vertebral, porém não se queixava de nenhuma sintoma de dor. Sendo assim, sugere-se que o exame de imagem seja correlacionado com o quadro clínico do paciente.

Além disso, existem várias estruturas na coluna vertebral que podem ser consideradas fontes de dor: articulação facetaria, ligamentos, o disco vertebral, pouca mobilidade, aderência e cicatriz, entre outros.

O mais importante, é que o paciente seja bem avaliado e esteja disposto a seguir o protocolo de tratamento, a fim de verificar a origem da dor, e dessa forma, seguir uma abordagem resolutiva.

Chega de sofrer com dores na coluna cervical ou lombar!
Saiba mais sobre o tratamento com o Método McKenzie em miriambastos.com.br.

Fontes:
1.North American Spine Society. Evidence-Based Clinical Guidelines for Multidisciplinary Spine Care. 2. www.spine.org
3. Atlas Netter.
4. Trate você mesmo a sua coluna – Robin Mckenzie.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *