Estudo piloto dos efeitos da liberação fascial suboccipital nos níveis de cortisol em trabalhadores da indústria de roupas – um ensaio clínico randomizado


Silva e col., 2020

As demandas repetitivas e o tempo de exposição de trabalhadores do setor de roupas foram associadas a níveis de cortisol salivar maiores, o que pode refletir o estresse vivenciado pelo trabalhador desse setor.

Objetivo: o presente estudo avalia se a liberação fascial suboccipital está associada à redução dos níveis de cortisol salivar.

Métodos: ensaio clínico randomizado com 40 trabalhadores, dividido em: grupo não tratado (UG, n = 15) e grupo tratado (TG, n = 25). Ambos grupos foram removidos do ambiente de trabalho. O TG percebeu a técnica completa e o UG permaneceu deitado em repouso, ambos por cinco minutos. Os níveis de cortisol salivar foram medidos por um kit comercial de ensaio imunoenzimático (ELISA). A análise estatística da atribuição de dados, intragrupo e intergrupos, foi realizada com ajustes para 0,05.

Resultados: as análises pré / pós intragrupo mostraram diferenças significativas nos níveis de cortisol em ambos os grupos, bem como análises intergrupos com valores mais baixos a favor do TG (p = 0,014).

Conclusão: A redução dos níveis de cortisol salivar no TG sugere que a liberação fascial suboccipital pode ser mais eficaz do que o repouso na redução do estresse. Estudos futuros com maior rigor experimental são necessários para confirmar esta conclusão.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *